Dia 5 - Visite a Nerdfighteria...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

...onde os elefantes tem o tamanho de cachorros
...onde o universo não tem limites (NO EDGE!)
...onde a vida é uma pizza
...onde as lhamas são francesas
...onde os puff levels (não) são (tão) altos
...onde as girafas se amam
...onde se encontra o melhor exército contra o "suck" do mundo
...onde ninguém se esquece de ser awesome.

Se você vêm acompanhando o especial #CulpaDoJohnGreen aqui no The Review Kingdom e nos outros blogs, você já percebeu que a Nerdfighteria é cheia de piadinhas internas e você pode estar um pouco perdido (e se você não está acompanhando, corre lá no primeiro post e siga os links!!). MAS SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Porque hoje, farei um post para vocês tirarem suas dúvidas sobre essa comunidade realmente AWESOME!

Era uma vez dois irmãos, que em 2007 decidiram parar com todo o tipo de comunicação por escrito e, por um ano, se comunicar apenas por vídeos no youtube. Cada dia um deles faria um vídeo para contar para o outro sobre a vida ou qualquer outra coisa. Foi assim que começou o projeto chamado Brotherhood 2.0 "estrelando" Hank Green e John Green!

Como eu já disse nesse post aqui, o vlog deles realmente DECOLOU quando o Hank utilizou do seu INCRÍVEL talento musical para escrever Accio Deathly Hallows, uma música sobre Harry Potter. Depois que o ano acabou, Hank e John resolveram continuar a fazer vídeos, só que menos frequentemente, e agora com o nome de Vlogbrothers.



A Nerdfighteria, por sua vez, foi o nome dado a comunidade que cresceu ao redor deles. Então, apesar do John e do Hank serem, digamos, o núcleo da comunidade, ela também passa por vários outros meios, indo de pessoas comuns, como eu e você, até outros vloggers, cantores e autores. Podemos dizer que a Nerdfighteria é um "lugar" de aceitação, tanto que o John mesmo diz que o único requisito para ser um Nerdfighter é querer ser um Nerdfighter. A comunidade também possui algumas particularidades como as piadas internas, frases, modos de se despedir, eventos e até um gang sign.
Então aqui está para vocês, um pequeno Dicionário da Nerdfighteria (Sem Nenhuma Ordem Específica):

Nerdfighters -
"Cidadãos" da Nerdfighteria. O termo surgiu quando o John encontrou um jogo chamado Nerdfighters e fez um vídeo dizendo que esse era o melhor tipo de lutadores (fighters). Nerdfighters são pessoas que não são feitas de carne-e-osso e sim de awesome e o objetivo deles é lutar contra o "suck" do mundo.

DFTBA -
É a sigla para a frase que ficou marcada no vlog dos irmãos green: Don't Forget to be Awesome, que quer dizer "não se esqueça de ser awesome"

Gang Sign-
É o que os nerdfighters usam para se identificar/despedir. Esse não tem como explicar, mas é para isso que existe IMAGENS! AHÁ!

The Katherine-
A mulher do Hank Green! Ela aparecem em vários vídeos com ele, e eles são uns fofo-lindos juntos (como não amar aquele vídeo em que eles cantam "Nerdfighterlike"??)

The Yeti-
Sarah Green, a mulher do John!! Ela não aparece quase nunca, por isso os fãs apelidaram ela de The Yeti, que é tipo o "Homem das Neves" para nós, que todo mundo fala sobre, mas ninguém nunca viu.

Henry Green-
O filho do John com a Yeti. Também conhecido como COISINHA MAIS FOFA EVER. NOM NOM NOM NOM NOM NOM NOM.





Thoughts From Places (Pensamentos sobre lugares)-
São os vídeos especiais feitos quando eles viajam. Normalmente eles mostram o dia deles e mostram o local, narrando quase sempre em off-voice. A Intrínseca legendou um deles, e aqui está para vocês:





Question Tuesdays- (Peanutbut face and Sharpie Face)
São videos em que o John responde perguntas reais de Nerdfighters reais. Normalmente as pessoas são feitas via twitter ou pelos comentários do youtube. As vezes ele também faz umas versões especiais: o Peanut Butter Face, que é quando ele cobre a cara de Pasta de Amendoim enquanto responde as perguntas. Também tem a versão Sharpie Face, que é a mesma coisa, só que no lugar da Pasta de Amendoim é canetinha.

Song Wednesday-
As quartas em que o Hank faz músicas. Antigamente era mais comum as Song Wednesday, acredito que teve até algum(ns) anos em que era obrigatório que toda quarta que caísse nele tivesse uma canção. Hoje em dia não é mais assim e todos podemos chorar. D:

Project for Awesome-
Todo ano nos dias 17/18 de Dezembro acontece o Project for Awesome. Um projeto onde todo mundo deve postar um vídeo falando sobre sua caridade preferida, e todos as outras pessoas devem sair curtindo e comentando os vídeos. Normalmente o impacto é tão grande que a página de vídeos mais vistos/comentados/curtidos do youtube fica basicamente SÓ com vídeos do Project for Awesome. Isso já ajudou a arrecadar MUITO dinheiro para as instituições além de dar visibilidade para elas, pois muitas normalmente não são conhecidas e não recebem muitas doações.





This Star Won't Go Out-
É uma instituição de caridade fundada em homenagem à Nerdfighter Esther Earl (você pode saber mais sobre ela no nosso post de terça ou no do Amount of Words). O propósito da organização é ajudar famílias com crianças com câncer e lutam para vencer essa doença. Aqui, na DFTBA Records, vocês podem comprar pulseiras, e todos os lucros (tirando o frete) vão para a instituição.

DFTBA Records-
O Hank e Alan Lastufka criaram essa gravadora para gravar álbuns, principalmente, de artistas do Youtube. Na loja virtual você pode encontrar não só os CDs dessas bandas, mas também camisetas/itens para outras partes da Nerdfighteria.

VidCon-
A VidCon é uma conferência de vídeos online organizada pelo Hank. A Conferência reúne não só criadores de vídeos, mas também quem assiste (nós, NÓS!). Segundo o site, eles querem que os vloggers façam contatos para negócios, mas eles vão preferir se eles fizerem isso enquanto ouvem uma música legal sobre Doctor Who (SÉRIO, FALA ISSO NO SITE). Sonho de consumo: Ir na VidCon, SIM OU CLARO?




Pizza John-
Em um dos vídeos o John diz que está engordando e culpa a Nerdfighteria por não avisar ele. Então ele descobre que na verdade existia uma grupo no facebook chamado "John Green é Gordo" com várias fotos dele do jeito mais "Alerta de Gordice" que encontrassem. Tinha até uma com a cara do John usando um bigode e embaixo estava escrito PIZZA! Ele gostou tanto de imagem que a camiseta passou a ser vendida na DFTBA.

NO EDGE (ou Sem Limite)-
O John e o Hank fizeram um tour pelos EUA no começo desse ano, e enquanto eles estavam no carro (ou melhor, VAN) o Hank vira para o John e começa a falar sobre como o Universo não tem Limites. Segundo o John, o problema não era o assunto, mas o jeito que o Hank falou, que foi tipo: "Cara! SEM. LIMITES." Desde que isso aconteceu surgiu uma camiseta com a frase, e até mesmo uma mini-música bem legal feita por um nerdfighter.

Amor de Girafas-
Em um dos vídeos, ainda na época do Brotherhood 2.0, o Hank falou rapidamente sobre o sexo das girafas, e a imagem era a imagem principal do vídeo. Depois, esse vídeo se tornou um dos vídeos mais vistos do canal. Então é uma piada interna deles, que explicaram o fato como "as pessoas amam girafas que amam girafas". Tem até uma música.

Puppy-Sized Elephants (ou Elefantes do Tamanho de Cachorros)-
Certa vez o John fez (em forma de vídeo) uma "Carta Aberta à Evolução" em que ele pedia um Elefante do tamanho de um cachorro, pois eles teriam a vantagem evolutiva de serem adoráveis.
(Nerdfighters, por serem feitos de awesome, descobriram para o John que certa vez EXISTIU elefantinhos, mas eles foram extintos provavelmente por humanos, que obviamente não eram feitos de awesome).

French The Llama-
Em 2009 durante o Project For Awesome, as pessoas estavam comentando com "Suck do mundo FTL", o John ficou confuso e perguntando para as pessoas o que era FTL. A sigla, na verdade, significa For The Lose (o contrário de For The Win - FTW), mas um nerdfighter enganou ele para acreditar que significa "French The Llama" (algo do tipo, afrancese as lhamas, talvez). Desde então o John vem tentando transformar isso em um "hit", e seria o equivalente nerdfighter para expressar assombro. Acho que tipo "OMG".

Giant Squid of Anger-
Quando o John fica bravo ele começa a sacudir os braços loucamente, e ele fica parecendo um "Squid" (que é uma lula), então ele deu o nome para isso de Giant Squid of Anger (ou A Lula Gigante da/de Raiva?). Ele também pode definir pessoas tipo os "trolls" ou seja, quem comenta coisas não-legais nos vídeos.

Hanklerfish-
O Hank ama os Anglerfish (aqueles peixes que vivem no FUUUUUUUUUUUUNDO do mar e tem uma luzinha presa na testa) e até fez uma música para eles. Então em um vídeo ele está falando deles e solta um Hanklerfish! BEST OTP EVER!






Puff Levels-
É o nível do volume do cabelo (na maior parte das vezes) do John que tende a aumentar de acordo com o nível de empolgação dele. Então, direto nos vídeos ele diz "Puff Levels are High" ou seja "O volume de cabelo está alto" ou algo assim.

"Who The Eff is Hank/John?" (Quem diabos é o Hank/John?)-
Os vídeos do John sempre começam com "Bom Dia, Hank" e os do Hank sempre com "Bom Dia, John" então, as pessoas desavisadas que pegam os vídeos aleatoriamente sempre perguntam nos comentários "Quem diabos é Hank/John?". Por isso os Nerdfighters tem essa brincadeira/piada interna, e sempre respondem as perguntas com outras definições de Hank e John.
ex: "Quem diabos é Hank?" "Hank é uma unidade de fios ou barbantes enrolados."
ou "Quem diabos é John?" "John é um veleiro australiano. Em Novembro de 1806 ele partiu com cinco pessoas a bordo carregando pele de foca (??) e nunca mais foi visto).

Happy Dance-
Como o nome diz é uma dancinha que você faz quando está feliz. Cada Nerdfighter tem a sua, então vou deixar DOIS gifs aqui. A Happy Dance do Hank:





E a Happy Dance do John:






The Evil Baby Orphanage (Orfanato de Bebês do Mal)-
O John estava falando sobre se os Nerdfighters deveriam criar uma máquina do tempo e matar o bebê Hitler. Obviamente existiam dois lados e ninguém chegava em um consenso. Até que alguém sugeriu um Orfanato de Bebês do Mal! A ideia é simples, você viaja no tempo, sequestra os bebês e levam ele para o orfanato onde serão criados para serem super bebês nerdfighters. (Depois a ideia foi questionada, devido à como a história poderia ser mudada, não necessariamente para o bem).

Dooblydoo-
É como os irmãos chamam a descrição dos vídeos.

Nerdfighterlike-
Quando um(a) nerdfighter se apaixona por um(a) nerdfighter eles, na verdade, não ~se apaixonam~ eles ficam em Nerdfighterlike um pelo outro. Aqui está uma música muito legal para vocês curtirem o sentimento:






Your Pants-
Começou quando a Maureen Johnson disse que qualquer livro fica muito mais divertido quando adicionamos "In Your Pants" no final. Depois, quando foi criado o fórum dos Nerdfighters, resolveram dar o mesmo nome, só para ser engraçado.





Truth or Fail-
É um canal interativo dos Irmãos Green, onde eles escolhem um tema, e sobre ele dizem dois fatos. Então você tem que clicar no que você acha que é verdade. Depois disso, você vai ser redirecionado para outro vídeo onde diz se você acertou ou errou e contam mais dois fatos e assim vai até o fim do jogo. Normalmente são 5 pares de fatos.





Hank's Channel-
Além do canal dos Vlogbrothers, o Hank tem um canal próprio onde ele... faz videos sozinhos e "a mais".

Hank Games-
Esse é um canal onde o Hank joga videogame enquanto fica falando sobre algum assunto. Ele também tem alguns vídeos onde o Hank joga com a Katherine, o John joga com o Hank e ultimamente tem tido até o "Hank Games sem o Hank" em que o John joga com a Yeti, ou a Katherine joga sozinha...





Crash Course-
Além desses outros canais, eles também fazem o Crash Course, onde eles - WAIT FOR IT - dão aulas. O Hank dá aulas de biologia e o John de história. Um ~ótimo~ jeito de estudar antes da prova!

SciShow-
Um canal onde o Hank fala sobre VOCÊS NUNCA VÃO ADIVINHAR ciência. Informação útil de um jeito divertido. Eu acho que, se você é um Whovian e gosta de espaço, o vídeo sobre os Tardígrados é um MUST SEE!





The Lizzie Bennet-
A adaptação de Orgulho e Precenceito para formato de vlog linda, maravilhosa e com o cast mais bonito da... internet!! E você se pergunta o que isso tem a ver com a Nerdfighteria?? HÁ! Eis que o nosso LINDO do Hank Green é um dos produtores do vlog! YAY!





Então é isso. Eu com certeza esqueci alguma coisa, porque realmente é MUITA informação para juntar em um post só (por isso ele ficou tão grande), mas eu tentei! Se você tiver alguma outra dúvida, ou notar que eu esqueci alguma coisa, avisa ai nos comentários, e eu edito aqui!

THAT'S ALL FOLKS! Se vocês ainda não tiveram sorte e estão querendo ler ACEDE de todo jeito, comprem com 20% de desconto clicando neste link AQUI!

Mas, se vocês ainda sentem que a sorte pode sorrir pra vocês nesta semana, ainda temos 3 jeitos de você ganhar o livro!


1) Tem um sorteio de frases no Facebook do Literalmente Falando! Corre lá e participa!


2) Lá no Literalmente Falando, o último dia do #CulpaDoJohnGreen vai ser um compilado de imagens do livro em livrarias por todo o Brasil. E quem vai mandar essas imagens é VOCÊ, que está sentadinho aí. Se você encontrar um A Culpa é das Estrelas em qualquer livraria, tire uma foto com o livro ou grave um vídeo com o livro e mande para o email culpadojohngreen@literalmentefalando.com.br, com o assunto ACEDE - John Green !


3) A Ana Débora, da Nerdfighteria Brasil, está doando um exemplar EM INGLÊS, HARDCOVER, AUTOGRAFADO PELO JOHN, DE "THE FAULT IN OUR STARS" (A Culpa é das Estrelas, GALERA, POR FAVOR) e ele VAI SER SORTEADO LÁ NO NEM UM POUCO ÉPICO. Para ganhá-lo, você deve mostrar o seu amor pelo John Green e/ou pelo livro. Pode ser com vídeo, com texto, com fanart, com música... Usem a criatividade. O mais criativo e o que mais nos emocionar leva o livro. Você deve enviar o que fizer para culpadojohngreen@literalmentefalando.com.br, com o assunto A CULPA É SUA, JOHN GREEN!

E não esquece de nos seguir no twitter, @ReviewKingdom, e no GFC clicando em "Participar deste site" aqui no canto direito do blog ->

E A SEMANA NÃO TERMINOU! VOLTE AMANHÃ, HEIN??????!!!!!!!