Review - Lola e o Garoto da Casa ao Lado

quinta-feira, 15 de novembro de 2012




Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
ISBN: 9788581630533

Logo que li Anna e o Beijo Francês, um livro do mesmo "universo" deste livro, fiquei louco pra ler outras coisas da autora! Ela é muito legal, e tem um estilo de escrita todo próprio. E, como já era de se esperar, me encantei por mais este livro!

Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda... ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro.
Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.

Primeira observação que eu tenho pra vocês sobre essa sinopse: não são trigêmeos, ok? São os gêmeos: Calliope Bell e Cricket Bell. Não tem um gêmeo chamado Bell (eu sempre pensei que tivesse #poser). Mas é que a sinopse engana no modo como foi traduzida.

Isso é o que a e tradutora deve estar pensando agora.
Enfim! A história de Lola já era complicada por si só: a garota foi criada pelo tio e o marido dele, porque sua mãe não tinha residência fixa e era viciada em drogas e álcool, bem como seu pai. Por isso, vive com a eterna vergonha de mencionar a mãe para os amigos.

Lola, desde pequena, admirou Calliope, porque a garota é patinadora; o fato de ela ser "amiga" de Lola a deixava ainda mais encantada. Além disso, ela também gostava muito do pequeno inventor, Cricket, o gêmeo de Calliope, que era seu melhor amigo na infância.

(Eu amo esse gif e ele serve pra MONTES de situações)
Algo no passado fez com que Lola, que tinha certeza de se sentir apaixonada por Cricket, ficasse com uma vergonha profunda do garoto, que se mudou, junto com a sua família, da casa ao lado. E a vida de Lola mudou, a garota cresceu, e agora, no Ensino Médio, namora com Max, um roqueiro bem mais velho que ela que não ganhou com muita facilidade a aprovação dos pais da garota. E tudo muda ainda mais quando Cricket e Calliope voltam para a casa em que moraram, fazendo com que Lola entre em uma confusão sem tamanho.


O LIVRO É LEGAL DEMAIS, e acontece no mesmo universo de Anna e St. Clair (que aparecem bastante neste livro). St. Clair é bem amigo de Cricket, o que faz com que diálogos engraçados e partes envergonhadas pontuem o desenvolvimento do livro e da retomada de relacionamento entre Cricket e Lola. Tudo leva à um desfecho bonito e totalmente apaixonado.


Lola, por mais que me irrite profundamente em alguns pontos, é uma personagem bastante real e tem problemas reais. Acho que o meu maior problema com a Lola é o modo como ela trata a sua mãe, porque deveria, de verdade, entender tudo o que ela passou e dar uma chance nova à ela. Digo, problemas com drogas não devem ser condenados daquela forma...

Cricket é o estilo de personagem que faz com que todos os nerds comemorem e tenham esperança de que algum dia uma garota tão legal quanto Lola vai aparecer na (nossa) vida. Porque sério, ele é magro (mas ele poderia ser gordo, isso não exatamente influencia), ele é inventor, ele é nerd, ele é super estranho e se veste de modo esquisito. I MEAN, ele é a descrição perfeita de (mim) muita gente por aí.

TEAM CHANDLER.
Anna e St. Clair são Anna e St. Clair. ELES SÃO MUITO LEGAIS E DEVERIAM APARECER EM TODOS OS LIVROS DA STEPHANIE PERKINS, só porque eles existem. Digo, ela deveria realmente ir acompanhando a vida deles nos próximos livros da série, sem eles serem os personagens principais. Neste livro, acabamos sabendo, por tabela, muito do que acontece futuramente ao casal e do que eles pensam em fazer com a vida... como casal. AH, deu pra vocês entenderem.

Mas, no todo, os acontecimentos do livro são rápidos e o desfecho é gostoso e divertido. O romance é tão leve que passa voando, embora eu tenha gostado bem mais de Anna e o Beijo Francês. E, se vocês querem uma parte ruim de Lola, é que ela é MUITO indecisa, e isso pode me irritar bastante. Digo, eu também sou indeciso, mas ela arma muitas confusões com toda essa indecisão, e no final sempre precisamos tomar um rumo e esquecer os outros caminhos.



Acho que outro ponto super criticável do romance é que a... oh Deus, isso vai soar estranho, mas a "pegação" demora demais. Digo, fica muito no chove e não molha, sendo que obviamente poderia ter rolado coisas há décadas e nada rola. O máximo de interação romântica entre Lola e Cricket é: um aperto de mãos. YAY (só que não) (claro que o final reserva lá suas surpresas, mas no meio do livro é isso. Sem beijo roubado, sem interação romântica alguma). E em TODO O ROMANCE a gente sabe que Max não é o cara certo pra Lola e a gente tem a plena certeza de que ela tem que dar um pé na bunda dele logo, mas Lola é a rainha da indecisão e isso pode ter deixado o livro um pouco... frustrante.



MAS, tirando tudo isso, ele é demais. Sério mesmo, isso, por mais que nos faça pensar coisas como "DEUS, SE PEGUEM LOGO", não atrapalha em nada o livro. MUITAS MUITAS MUITAS recomendações pra este livro, E SE VOCÊ LEU ANNA E O BEIJO FRANCÊS, NÃO OUSE NÃO LER LOLA E O GAROTO DA CASA AO LADO. SÉRIO.

É isso! Não esqueçam de nos curtir no Facebook aqui na barra direita, além de nos seguir no GFC e no twitter também! Além de, claro, comentarem nesse post sobre as suas experiências com Anna e com Lola também. ATÉ A PRÓXIMA, GALERA.