Review - As Aventuras de Pi

terça-feira, 16 de abril de 2013




As Aventuras de Pi
Yann Martel
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 424
ISBN: 9788520933107

Pois bem. Pra efeito de começo da resenha, eu já vou logo avisando: não gostei nada nada desse livro. Não gostei do autor, não gostei do livro.

Eu já tinha dito pra vocês que o filme tinha me desagradado bastante, mas quase como uma forma de me redimir, decidi pedir o livro pra editora e dar uma nova chance à Pi Patel. Infelizmente, ele não conseguiu fazer nada além do que o filme já tinha feito, e o resultado pra mim foi desastroso.


Sinopse: Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.

Então, vamos começar logo com isso. A minha base pra criticar o livro é a seguinte: eu já li alguns livros que foram taxados de "romance mais importante do século" e juro que, de todos, este com certeza é o pior.

Yann Martel consegue deixar toda a história uma coisa extremamente chata, repetitiva, quase que rodando no mesmo lugar, sabem? Ele faz com que até a descrição de coisas FANTÁSTICAS seja enfadonha e técnica.

O começo do livro é basicamente uma tese acadêmica sobre porque zoológicos são melhores para os animais do que a natureza. (E isso dura, literalmente, dez capítulos). Mas, basicamente, é uma tese bastante falha, porque NÃO me convenceu. Achei que isso deixou o ritmo e a história sem empolgação alguma, e quebrou tudo o que poderia deixar a narrativa empolgante.

Yeah, Tenth, you got it.


Não acrescentou em nada o filme. Inclusive, esse é um dos principais pontos sobre o livro: se você não gostou do filme, não vai gostar do livro, nem adianta ler. O livro contém todas as cenas do filme, mas - PASMEM - o filme tem MAIS CENAS do que o livro. Todo o começo que envolve um escritor frustrado e tudo... isso não existe. A história é só do Piscine Patel, o Pi, e... pra mim o livro é magnificamente entediante.

O tom altamente abstracionista e descritivista dado ao romance não me permitiu sentir íntimo do livro, e não me fez ter uma leitura agradável. Achei árduo e um pouco complicado, quase como - e aqui eu repito - uma tese acadêmica sobre alguma coisa. (E uma tese com um tema particularmente desinteressante, porque eu tenho lido VÁRIAS teses acadêmicas pra faculdade e todas elas são BEM mais interessantes que o livro, por mais que tratem de... sociolinguística, basicamente, que não é a coisa MAIS LEGAL do mundo). Eu não sentia diferença alguma de quando estava lendo um texto acadêmico pra faculdade e de quando começava a ler As Aventuras de Pi, e me sentia BEM perdido.



Yann consegue fazer o livro, que já não tinha um plot muito genial, ficar ainda mais decadente. Tudo o que consegui depreender da obra foi que era pra ser um romance magistral, se tivesse tido a abordagem correta. Mas posso estar MUITÍSSIMO errado, e pode ser que você tenha uma paixão maluca pelo livro - a gente nunca sabe pra quem está escrevendo.

A minha experiência com As Aventuras de Pi sempre foi essa: estranha, entediante e um pouco falha. Não sei bem O QUÊ falha, mas sei que ALGUMA COISA falha nessa história. Não sei se o tom sentimentalóide puxado para o culto, se toda essa coisa de "fazer" com que as pessoas acreditem em Deus com uma história um pouco... sem sentido (e, como eu já disse e repito, ACREDITO em Deus e sou católico apostólico romano praticante, e juro que não acreditaria em Deus se vivesse como ateu e alguém me contasse essa história. É preciso MUITO mais do que isso pra se acreditar em Deus).

Não sei bem o que acontece comigo, não sei porque tenho esse bloqueio com Pi. Acho o aspecto visual e imaginativo da obra uma coisa fantástica, mas a leitura... não desce. Pra mim ficou um pouco indigesto.

Esse gif resume toda a minha opinião sobre o livro.


É isso! Se gostou da resenha, nos siga no twitter, nos curta no Facebook e comente aqui embaixo! Não se esqueça de nos recomendar sempre que ver alguém querendo um bom blog de resenhas ;)